Como tirar a primeira habilitação

Pretende tirar sua primeira habilitação? Então é bom que você tenha tempo, dinheiro, paciência e disposição, pois a jornada é longa e um tanto quanto complexa. Mas vamos ao mapa da mina.

O primeiro passo é fazer uma pesquisa de auto-escola, compare preço, localização, datas das aulas e histórico, se for possível pergunte aos amigos e familiares que já tem carteira nacional de habilitação onde eles tiraram e se recomendam. Escolhida a escola faça sua matrícula, assine o contrato e a escola irá agendar a entrevista no CIRETRAN (Circunscrição Regional de Trânsito) da sua região. 

Pré-cadastro e exames médicos para tirar a carteira nacional de habilitação

No CIRETRAN o aluno deverá comparecer no dia e horário agendados, levar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência atual e uma foto 3x4. 

Com o pré-cadastro realizado o aluno deverá providenciar os exames médicos - irão perguntar se você tem alguma doença e como anda sua vista, e o psicotécnico - vão verificar se você é capaz de fazer exames de lógica (que no fim das contas não prova nada a cerca da loucura). Vale lembrar que esses exames são pagos a parte e são tabelados, em geral todos os exames médicos ficam cerca de R$130,00 e no dia de fazê-los leves seus documentos. 

Aulas teóricas e práticas para tirar a a carteira nacional de habilitação
Com o resultado em mãos é hora de ir ao C.F.C. (Curso de Formação de Condutores) e agendar as aulas teóricas. Importante, algumas auto-escolas têm seus próprios C.F.C.s e o valor já vem no pacote do teórico e prático, se a  auto-escola não tiver o C.F.C. próprio o valor é a parte. A duração do curso é de 45 horas/aulas, é preciso colocar as digitais todos os dias, se você perder alguma aula é preciso repor e ao final do curso você encaminhado para a prova teórica. 

Depois de fazer as 45 horas aulas do CFC o aluno deverá retornar à auto-escola com os documentos (RG, CPF e comprovante de residência), resultado dos exames médicos e o comprovante de conclusão do C.F.C., para então agendar o exame teórico. 

Ao ser aprovado no exame teórico o aluno deverá comparecer na auto-escola para a marcação das aulas práticas. São 20 aulas obrigatórias, 16 diurnas e 4 noturnas de 50 minutos cada.  Durante as aulas o aluno aprende todo o processo prático para dirigir o veículo: dar partida, função dos pedals, passar a marcha, dar ré, setas e a tão temida baliza. No fim o instrutor dirá se o aluno está apto ou não para ir ao exame prático. 

O exame prático para tirar a carteira nacional de habilitação

O último passo da jornada, após concluir todas as 20 aulas práticas e com o aval do instrutor o aluno deverá agendar junto à  auto-escola o exame prático. No dia do exame é necessário levar o RG e a L.A.D.V. (Licença para Aprendizagem de Direção Veicular).

O exame prático ocorre em via pública, o instrutor irá conduzir o automóvel até a chegada do examinador. A partir daí respire fundo, concentre-se e relaxe, o exame é tão fácil quanto as aulas, você terá que dar partida na subida, trocar de marcha ao menos uma vez, andar sempre numa média de 20km, terá uma ou duas placas de pare das quais você terá que respeitar e a baliza. 

Você terá im limite de erros a cometer, se ultrapassa-lo o examinador simplesmente pedirá para você descer do carro. Se chegar até o fim do percurso, fizer a baliza e ele não disser nada é por que, provavelmente, você passou. ;) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário