Condições adversas: via, trânsito e veículo

Para recordar as condições adversas são fatores que prejudicam o desempenho do condutor do veículo, possibilitando assim a maior probabilidade de acidentes. Existem sete condições que merecem atenção, já falamos de luz e de tempo e agora falaremos de via, trânsito e veículo.

Lembram que antes de sair de casa é muito importante fazer um planejamento de roteiro para evitar atrasos, prever situações de riscos e estimular a tomada decisão. No caso, ao prever que  você enfrentará condições adversas de via também é preciso se planejar, sempre que possível verifique as informações sobre as vias que percorrerá.

Algumas dicas essenciais: a velocidade e a maneira de dirigir devem estar de acordo com o contexto, se, por exemplo, a via apresenta buracos no pavimento ou a falta de acostamento deve ser levar em consideração a maneira de dirigir nesse ambiente, com mais cautela e atenção, verifique a velocidade máxima da via, no caso de imperfeições reduza a velocidade, bem como ferramentas de emergência do veículo. Outros fatores que podem danificar o veículo e provocar acidentes são elementos como areia, água e óleo na pista.

Já as condições adversas de trânsito podem ocorrer em ruas urbanas, rodovias e estradas. Nas vias urbanas o fato do trafego se intenso e lento nos congestionamentos é bem comum que ocorra acidentes, talvez você deve ter ouvido alguém falar: “mas como acidente se está tudo parado?”, mas controlas o carro num espaço reduzido e com muitos veículos ao redor exige atenção igual ou tão importante quanto uma rodovia, isso sem levar em consideração aspectos como estresse, pressa e impaciência que costumam aparecer nesses momentos. Se estiver enfrentando esse tipo de situação algumas posturas podem amenizar os danos: não buzine, dê a passagem, tenha caminhos alternativos e seja gentil para evitar conflitos.


O veículo deve estar em perfeito estado para enfrentar as condições adversas, revise os itens de segurança, regule bancos e retrovisores, e principalmente a direção e suspensão para evitar a perda de controle do automóvel. Verifique com certa periodicidade as condições da suspensão, pois ela garante a estabilidade do veiculo. A direção também deve passar por e visões e teste para garantir que não ocorrerá o “puxar” da direção para determinado lado.  Com os pneus os cuidados devem ser com: a calibragem, desgaste e deformações na carcaça. Além de vibrações do volante e balanceamento das rodas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário