Direção defensiva, você pode fazer a diferença

As estatísticas comprovam que as ocorrências de acidentes no transito aumentam a cada ano, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) 90% das chamadas de emergência ocorrem por falhas humanas, 6% pelas condições da via e 4% por falhas mecânicas.

O melhor modo de evitar acidentes é dirigir defensivamente, estar atento e ser prudente são os primeiros passos para uma boa condução. Além disso, o planejamento antecipado também é importante para defender-se do mau comportamento dos demais condutores e das condições adversas. Dirigir defensivamente é dirigir para evitar acidentes e consequentemente impedir prejuízos humanos e materiais.  Dessa maneira o condutor defende sua vida e das pessoas ao seu redor.  

Conhecer o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é item obrigatório, pois o condutor tem o dever legal de conhecer, aplicar e respeitar as leis de transito, o resultado dessa conduta será uma viagem tranquila, sem atrasos, sem estragos do veículo, sem acidentes e com gentileza no transito. Grande parte dos acidentes ocorrem pelo descaso e desconhecimento das normas estabelecidas pelo CTB. Além da noção das regras algumas características humanas são cruciais para se evitar acidentes, tais como conhecimento, previsão, atenção, decisão e habilidade.

Conhecimento: conhecer as normas, as leis, as proibições, direitos e deveres que constam no CTB;

Previsão: o condutor deve ser capaz de prever acontecimentos e situações de riscos;

Atenção: os veículos automotores exigem a máxima atenção dos condutores, cada segundo deve-se manter atentas as condições da via (sinalização, tempo, condições, adversidades) e às condições físicas e mentais do condutor. Não se distraia, não use celular, deixe o volume do rádio num volume que é possível ouvir o ambiente fora do veículo e atenção ao manter-se conversando com os passageiros, utilize os espelhos retrovisores para contato visual.         

Decisão: quando estiver uma situação de risco sua decisão deve ser rápida e assertiva para evitar acidentes, esteja hábil para essas ocasiões;

Habilidade: desenvolver a habilidade no volante é um ponto muito importante para o condutor, manusear as ferramentas, a velocidade na tomada de decisão e os macetes do transito vem com o tempo de prática, mas o importante é que a prática seja sempre positiva e defensiva.

E acima de tudo tenha bom senso ao volante, leve com você sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação), respeite os limites de velocidade, use o cinto de segurança e exija que seus passageiros também o usem. E esteja sempre alerta sobre o que acontece ao seu redor. Dirigir é prazeroso, mas seu empenho vale vidas. Vá e volte com a certeza de que fez o certo para si mesmo, para a sociedade, condutores e transeuntes. 

                                                                                                                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário